domingo, 14 de novembro de 2010

Sustentabilidade. - Abril 2010

Com o início da Primavera, surge uma questão pertinente. Qual a fonte para uma vida sustentável? Desde os primórdios tempos, a Humanidade cuida da criação, não por vaidade, mas por necessidade. Com esta necessidade, veio a adaptação a novas tecnologias, inicialmente rústicas e agora ultra sofisticadas. Mas, contudo, pelo meio surgiu uma ‘tecnologia’ limpa e purificadora. Talvez a resposta à questão.

“O verdadeiro culto ao Deus vivo é a fonte da sustentabilidade.” – Peter Harris, Kingfisher’s Fire. De facto, esta é uma resposta adequada a Deus, no ponto de vista dos Cristãos. Deus tem confiado a Sua criação aos nossos cuidados. Cuidar da Natureza, protegê-la e respeita-la é um acto de gratidão e de diálogo vivo com o Criador. Ao fazermos da Natureza parte de Deus no nosso dia-a-dia estamos a contemplar e adorar a Sua Palavra.

Uma forma de cuidarmos da Natureza é não fazer dela um contentor de resíduos. Gostariam que alguém colocasse um frigorífico velho no jardim de vossas casas? Se todos respeitassem isso, não seriam necessários dias como ‘Limpar Portugal’…

O próprio Papa disse: "Se o homem se degrada, degrada o meio ambiente em que vive; se a cultura tende para o niilismo, se não teórico, prático, a natureza não pode deixar de pagar as consequências. Pode, de facto, constatar-se uma influência recíproca entre o rosto do homem e o 'rosto' do ambiente". Serão necessárias mais palavras?

Reflicta sobre isto, e sobre se a sua vida é realmente sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário