domingo, 14 de novembro de 2010

Doente por um dia. Todos os dias. - Fevereiro 2009


Um doente é como uma fina e bela flor. Que se deve tratar com amor e entrega, sempre com a disponibilidade de quem ama. Fazer renascer a essência de perfume que outrora brotou dos seus corações, agora marcado pela dor.

Tal como um pássaro voando, dia e noite suspirando em sintonia com o tempo, passando lentamente, talvez na solidão e na amargura, onde a cama – por muito que custe – é a única confidente. Viver em sofrimento é sinónimo de fé. Assim o fez Jesus Cristo, que salvou a humanidade dos seus pecados crucificando-se por eles.

Tal como um peixe nadando em águas geladas… a mente vivida (pois a idade também pesa) e cansada, procurando a absolvição de uma vida injusta e também isolada a partir do momento em que se fica doente. Por essas águas geladas buscando um cantinho quente, onde se refugiar…

O Dia Mundial do Doente é uma excelente ocasião para reflectir sobre o sentido do sofrimento e sobre o dever cristão de o assumir em qualquer situação onde ele estiver presente.

Ao entrarmos na Quaresma, este espírito deve estar sempre presente nos nossos corações. Como Cristo na Sua caminhada para a Cruz, faremos como Ele e seguiremos todos os Seus passos, tomando em conta o sentido de sofrimento, partilhando com os que sofrem verdadeiramente essa dor, esticando a mão a esses débeis seres humanos. Quem sabe se um dia não somos nós que precisamos dessa mão…
imagem: olhares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário