domingo, 14 de novembro de 2010

Eu tenho um sonho. - Janeiro 2010

«Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais. Tenho um sonho que um dia (…) os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade. Tenho um sonho que um dia todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas, os lugares ásperos serão polidos, e os lugares tortuosos serão endireitados, e a glória do Senhor será revelada, e todos os seres a verão, conjuntamente.»

Este era o sonho do King. De Martin Luther King Junior. Que todos os seres humanos teriam direitos iguais. Que todos os seres humanos teriam direito a uma vida digna.

Em 2010 seria maravilhoso que este sonho se concretizasse de uma vez por todas. O discurso de King foi proferido em 1963. Andamos há mais de 47 anos a ‘sonhar’. Mas nem todos sonham. Tal como dizia Fernando Pessoa: ‘Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce.” Então, vamos ajudar esta obra a nascer!

No primeiro dia do ano, comemora-se o Dia Mundial da Paz. O termo ‘comemora-se’ é aqui uma espécie de ironia. Todos sabemos que a espécie humana tem uma relação de simbiose doentia pela violência e pelo ódio. Portanto, o que há para comemorar? O nascimento de mais uma guerra? A morte de mais não-sei-quantas pessoas devido a uma explosão?

É muito difícil comemorar a paz, quando metade do mundo não a tem. Por isso, continuemos a sonhar… para que este 2010 seja um ano de mudança.

Feliz Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário