domingo, 14 de novembro de 2010

E se não houvesse Deus? - Novembro 2010

Pode ser um tema controverso. Pode envolver várias áreas. Podemos falar de filosofia. Ou de ciência. Ou explicar um teorema de cariz matemático. Podíamos explicar fisicamente. Ou ate justificar com um produto químico.

Alguns indicavam poderes ideológicos e políticos, justificando que a Igreja seria uma batuta pela qual se regiam os Homens, sempre sem soluções para as questões inexplicáveis.

Os tempos mudaram, é certo, mas é exactamente por essa razão que, hoje, esta questão se coloca.

A religião sempre foi o grande mote para diversas atrocidades. Desde o expansionismo colonialista dos grandes impérios, até aos atentados em ‘nome de Deus’ que hoje são tão vulgares. Assim sendo, valerá a pena haver um Deus?

A mensagem de Jesus Cristo, só pode ser resgatada e acatada com precisão, caso a religião sofresse uma remodelação. Existem elites, hierarquias… o acesso a Deus, o único, deveria ser democratizado (e não levado ao extremo da ignorância e da estupidez humana!). Cada um de nós – Cristãos ou não – deveria repensar a fé, seguindo o exemplo de Cristo, que viveu na plenitude da humildade, do perdão, da entrega, da paz, da justiça, da democracia e sobretudo sem exigir nada em troca. Morreu sem a necessidade de milagres, morreu como um Homem. Ergueu-se como Deus! Toda a Humanidade devia seguir o seu exemplo.

Sem Deus?

Isso, já é a escolha de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário